Sua trajetória de sucesso pode abrir caminho para milhares de outras mulheres mato-grossenses e de todo o país. Com esse chamamento, o Sebrae convida as mulheres empreendedoras a se inscreverem no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2011, criado para valorizar e reconhecer os méritos do empreendedorismo feminino no fortalecimento da economia do país. Abertas no dia 5 deste mês, as inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro.
Ao se inscrever, é preciso preencher o formulário, com relato que pode ser escrito à mão. São exigidos o mínino de 40 (quarenta) linhas e o máximo de 100 (cem) linhas. No julgamento dos relatos serão avaliados, entre outros aspectos, a superação de discriminação à mulher; visão de futuro; idéias inovadoras e adaptação às novas tendências; atuações democráticas, transparentes, inspiradoras e motivadoras; participação ativa nos negócios, perseverança e superação dos desafios; crescimento dos resultados obtidos e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras, entre outros. Todos os requisitos para a inscrição são detalhados no regulamento disponível no site mulherdenegocios.sebrae.com.br.
O objetivo do prêmio é estimular as mulheres empreendedoras a escrever a história de suas empresas ou associações e, assim, inspirar milhares de brasileiras a percorrer o mesmo caminho. Vencedora na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2010, Sandra Maria Guimenes Marques Ramos, descreveu a premiação como um momento mágico e de grande carga de energia. Segundo ela, escrever a própria história é uma oportunidade de se conhecer e mudar as coisas que não deram certo ao longo do caminho. A empresária de Rondonópolis, cidade a 250 km ao sul de Cuiabá, é proprietária da Aliança Inglesa Ensino de Idiomas, montada há 13 anos e que conta com 500 alunos.
Para Sandra, o conhecimento é fundamental para o crescimento no mundo dos negócios. "Vemos em revistas histórias de sucesso e, por vezes, achamos que estão longe de nossa realidade, mas não é assim, todas nós podemos vencer. Acredito que aqui neste auditório tem muita mulher empreendedora", disse ao receber o prêmio que dedicou a todas as mulheres da plateia de mais de 500 pessoas que prestigiaram a premiação.
As outras três empresárias finalistas foram Alexandra Marques Furtado, proprietária da América Motos, também de Rondonópolis, Silvana Ló Masson, da lavanderia Santa Clara, de Tangará da Serra (239 Km de Cuiabá), e Ângela Dal Bosco, da sorveteria Paloma, em Canarana (823 km a leste da Capital)
Em Mato Grosso, na edição anterior, 142 mulheres se inscreveram. Na solenidade de entrega do prêmio, a diretora do Sebrae Leide Katayama agradeceu a confiança de cada uma delas e destacou que o empreendedorismo feminino no Brasil é uma coisa concreta.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é promovido em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Lançado em 2004, a edição 2010 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios recebeu 3.536 inscritas em todo o Brasil. As vencedoras nacionais recebem troféu ouro e ganham viagem internacional. As outras oito primeiras classificadas recebem troféu prata e as dez restantes ganham troféu bronze. As dez primeiras finalistas ainda participam de um seminário sobre gestão, em São Paulo, promovido pela FNQ.