PUBLICIDADE

Abastecer com etanol é vantajoso em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Apesar da alta de 12% no preço do etanol hidratado, há duas semanas, abastecer com o combustível ainda é mais vantajoso que com a gasolina nos postos mato-grossenses. A vantagem é calculada considerando o preço – já reajustado -de R$ 1,66, por litro, dividido pelo valor cobrado pela gasolina, que está sendo vendida em média por R$ 2,77/l, em Cuiabá e Várzea Grande. A razão entre os dois valores tem como resultado 59%, e enquanto o percentual atingir 70% é vantajoso abastecer com o derivado da cana-de-açúcar.

Entre 70% e 71%, a escolha é indiferente. A conta é detalhada pelo primeiro secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetróleo), Bruno Borges. Ele ressalta que o etanol é o combustível mais consumido em Cuiabá. “Só quando o preço do etanol aumenta os consumidores passam usar mais a gasolina”. O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, explica que essa condição é em função a produção local do combustível. “Quando o polo produtor fica mais próximo do consumidor os preços são mais atrativos”. Além disso, ele diz que a política tributária no Estado incentivou o consumo do etanol nos últimos 5 anos.

Sobre a produção, Santos ressalta que Mato Grosso tem condições para apresentar expansão na demanda nacional. Uma das razões é o aumento da mistura de 10% para 15% de etanol na gasolina vendida nos Estados Unidos. “Com isso os grandes produtores brasileiros, como São Paulo e Paraná, terão aumento na exportação do combustível e a produção de Mato Grosso servirá para atender o mercado interno”. O representante do Sindalcool avisa que ainda o estado mato-grossense não tem estrutura para exportar. Para ele, a construção do alcoolduto seria a solução para este problema. “Há 3 projetos que destacam esse meio de transporte. O mais viável é a implantação de um duto passando por Senador Canedo, em Goiás, chegando ao Porto de São Sebastião (SP)”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha 547 novas empresas em um mês

Sinop ganhou 547 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE