O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BECnst) realizará ainda este ano, um processo seletivo para a contratação temporária de cerca de 250 civis para atuar em operações, com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Serão três frentes, que totalizam mais de R$ 94 milhões entre construção e pavimentação de rodovias e construção de pontes.
Os trechos a serem pavimentados nesta primeira etapa estão compreendidos entre os municípios de Guarantã do Norte, até divisa dos Estados do Mato Grosso e Pará, e trecho da BR-230 (Transamazônica), no Pará, de Miritituba (Distrito de Itaituba/PA) até entrocamento desta rodovia com a BR-163.
O primeiro trecho, na BR-163, no Norte de MT, faz parte da Operação Guarantã, a qual irá requerer a mão-de-obra dos civis sob a responsabilidade do batalhão e contempla 49,6 quilômetros até a divisa do Pará, num orçamento de mais de R$ 45 milhões. O planejamento de conclusão da operação é de dois anos, mas o 9º BECnst pavimentará ainda este ano cerca de 21 km a partir de Guarantã. Todavia, a liberação dos recursos para o início das ações esbarrou na aprovação do orçamento da União, que aconteceu com três meses de atraso.
Para a concretização da operação, será necessária também a abertura de licitação para a terceirização de alguns trabalhos técnicos mais especializados de empresas privadas. Os servidores civis selecionados no concurso terão os salários equiparados aos servidores públicos federais durante o período de atuação, que pode chegar até no máximo quatro anos.
Segundo o major Alexandre Sousa de Oliveira, subcomandante do batalhão, ainda é cedo para falar da abertura das inscrições, mas os interessados podem deixar seu cadastro no banco de dados do 9º BECnst para facilitar o contato quando houver uma data definida.
O 9º BECnst veio para Cuiabá na década de 70 com o único objetivo de construir e pavimentar a BR-163, mas como a tarefa não foi concluída, civis e militares ainda estão na capital mato-grossense. Com 1.765 quilômetros, até hoje estão pavimentados 714 km em Mato Grosso, no trecho entre Cuiabá e Guarantã do Norte. No Pará, são apenas 98 km pavimentados, entre as cidades de Santarém e Rurópolis. Contudo, o asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém é uma das principais obras previstas no PAC.
A rodovia é um dos mais importantes canais de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Norte do país e sua melhor trafegabilidade tende a baixar os custos do frete dos produtos.