Com mais uma boa chuva, o plantio da safra de soja 200506 será encerrado em Sorriso. A afirmação é do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Piccoli. Segundo ele, cerca de 97% do plantio já foi concluído no município campeão brasileiro em produção de soja, que deverá ter uma área plantada de 580 mil hectares.
“Só não foi concluído ainda o plantio porque faltou chuva em algumas áreas isoladas, em propriedades que devem plantar de 20 a 50 hectares”, ressalta. As condições das lavouras, entretanto, são boas, segundo o presidente e não têm surgido ainda casos de ferrugem asiática. Já a praga conhecida como Mosca Branca, apareceu em uma algumas regiões, o que põe os produtores em estado de alerta.
Piccoli afirmou que a colheita desta safra, para os primeiros produtores que plantaram em Sorriso, deve iniciar por volta do dia 20 de janeiro.
Os agricultores de Sorriso devem ter, nesta safra, um investimento menor em tecnologia, fato que deve afetar a produtividade das lavouras. Na temporada 2004/05, a produtividade média atingiu cerca de 58 sacas de 60 quilos por hectare.