Apesar dos momentos difíceis da economia, que vem trazendo reflexos para municípios produtores, a inadimplência do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU- de Nova Mutum é menor que a do ano passado. A prefeitura acredita que o índice de inadimplência este ano deva ser bem menor que 33% registrados ano passado.
No último dia 29, venceu a terceira e última parcela do IPTU 2005. De acordo com levantamento, 73% do valor orçado, que era de R$ 948 mil, já foi pago. Ou seja, ainda faltam ser pagos 27% do imposto. Como muitos ainda pagam com atraso, esse índice até o final do ano, pode cair.
Aqueles que não que não pagarem o imposto, serão inclusos em Dívida Ativa do município a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A Secretaria de Planejamento e Fazenda informa que quem não pagou dentro do prazo ainda pode quitar o débito, para isso basta ir até o Banco Sicredi com o carnê do IPTU. Terá que pagar uma multa de 2% sob o valor total do imposto, mais multa de 1% ao mês, no que se refere aos meses de atraso.
Neste ano, a prefeitura facilitou para os contribuintes que desejassem pagar em cota única, oferecendo desconto de 12% de desconto. O índice de recebimento em cota única e na primeira parcela foi 16% maior que em 2004.