O 5° Encontro de Inclusão Digital de Mato Grosso, um dos eventos que compõem a 11ª edição do SUCESU-MT 2006, será realizado hoje, primeiro dia do evento, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A programação foi aberta com a apresentação do Fórum de Inclusão Digital do Estado de Mato Grosso.
Paralelo ao encontro, será ministrado um curso na Unirondon, pelo Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso), com o tema “Despertando para a Cidadania”, voltado para os monitores que trabalham com projetos de Inclusão Digital. Segundo a coordenadora do Fórum de Inclusão Digital, Laura Montes, ainda existem algumas vagas que podem ser ocupadas por monitores que não se inscreveram. No entanto, as vagas são limitadas.
O curso, reforçou ela, tem o intuito de despertar a prática cidadã dos profissionais da área em seus respectivos bairros. Será dividido em duas turmas de 40 alunos: uma na parte da manhã, das 8h às 12h, e outra na parte da tarde, das 14h às 18h.
O Fórum de Inclusão Digital tem o objetivo de fomentar as ações dos projetos de Inclusão Digital em Mato Grosso. Para isso, durante o 5º Encontro de Inclusão Digital vai reunir empresas do terceiro setor (ONG’s), empresas privadas e empresas do governo, como por exemplo: Supermercados Modelo IGA, Unirondon, Ceprotec, Caixa Econômica Federal, Seduc, ONG Moradia e Cidadania, Colégio Salesiano São Gonçalo, Hospital Júlio Muller e Microsiga. As empresas vão apresentar seus projetos sobre o tema, e colaborar na implantação de unidades de acesso à inclusão digital.
Em Mato Grosso, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Planejamento apenas 10% da população tem acesso a Internet, e dentre esse número, muitas pessoas só acessam nas empresas que trabalham. “É exatamente essa realidade que o Fórum deseja combater, com a realização de palestras e apresentações de projetos, para que seu público ajude a acabar com o quadro atual, entrando na causa de ampliar o mapa da inclusão digital”, finalizou a coordenadora Laura Montes.