A notícia foi dada na manhã de hoje, 25, pelo Banco do Brasil. 50 milhões foram liberados para fomentar a construção de aviários no município de Nova Mutum. A liberação de tais recursos era aguardada com ansiedade pelos produtores que estão com seus projetos já prontos para construção de aviários, assim como pela indústria Perdigão Agroindustrial MT, que hoje abate 70 mil aves/dia, mas pretende ampliar este número para mais de 100 mil aves até o mês de outubro.
Segundo Sidiney Koerich, gerente industrial da Perdigão MT, com a liberação dos recursos será possível construir cerca de 220 novos aviários. “Isso era fundamental para que concretizássemos a nossa primeira fase de crescimento no município, ou seja, capacitar Nova Mutum para que se chegue no início de 2007 abatendo 140 mil aves/dia”, explicou. Faz parte dos planos da indústria atingir uma média de 280 mil frangos abatidos/dia em 2008. Essa expansão será implementada num raio de 60 km da unidade.
De acordo com Sidney, há cerca de um ano a Perdigão vem trabalhando no sentindo de desenvolver a cultura da criação de frangos no município. “Para aqueles produtores que demonstraram interesse desenvolvemos um projeto de viabilidades e encaminhamos para o Banco do Brasil, de quem aguardávamos a liberação dos recursos. Trata-se de um processo demorado e que depende de uma negociação estratégica, mas com a notícia dada, só resta agora fazer a operacionalização e liberar os recursos”, disse.
O prefeito Adriano Xavier Pivetta também recebeu a notícia com satisfação. Segundo ele esse incremento de recursos vai impulsionar a geração de empregos e renda para o município. Para que se faça uma idéia, em menos de um ano o frigorífico de aves aumentou o quadro funcional de 432 pessoas, para 742. Quando o projeto estiver consolidado, estima-se a geração de 2.500 empregos diretos na indústria.