Cerca de 25 milhões de contribuintes têm pouco mais de um mês para entregar a Declaração de Isento. O prazo termina em 30 de novembro. Até esta quinta-feira, 27 de outubro, foram entregues 35 milhões de declarações do total de 60 milhões esperados.
O volume recebido até o momento corresponde a um aumento de 17% na comparação com os 29,8 milhões de documentos enviados no mesmo período do ano passado. Em 2004, mais de 57 milhões de isentos apresentaram a declaração.
Só a internet e as lotéricas respondem por 94% dos documentos recebidos pela Receita Federal do Brasil. Esses meios, juntos, receberam 32,7 milhões de declarações. Já Correios, bancos e postos conveniados foram utilizados por cerca de 2,3 milhões de contribuintes.
A declaração é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis de até R$ 12.692 em 2004. Quem deixar de apresentá-la por um ano terá o Cadastro de Pessoa Física colocado na situação “pendente de regularização”. Se a omissão continuar por dois anos ou mais o CPF é suspenso.