Tornaram a Expomutum uma festa autônoma na sua realização. Este é o objetivo Sociedade Mutuense Artística e Recreativa – SOMAR- associação que tem como integrantes a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum – ACENM, Câmara dos Dirigentes Lojistas, CTG Porteira da Amazônia, Associação dos Criadores de Nova Mutum – ACRIMUTUM, Sindicato Rural, Câmara Municipal de Vereadores e a prefeitura. O seu objetivo é gerir a feira a partir deste ano, de maneira que todo o fluxo de decisões, planejamentos e movimentação financeira, passe por ela.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Expomutum 2010, Oduvaldo Lopes Ferreira, o embrião nasceu ainda no ano passado, quando já se envolveram no planejamento e execução da feira as principais entidades representativas do município. "Queremos que a festa mantenha a sua magnitude e ganhe mais notoriedade com o passar dos anos, independente de quem forem os gestores e que ela aconteça dentro de uma proposta de melhoria continua", explicou. A SOMAR está registrada, com CNPJ devidamente regularizado e já é a gestora efetiva de direito e de fato.
Legalmente ela está constituída pelas sete entidades citadas, mas existe a possibilidade de outras se integrarem o quadro. "Queremos aproveitar o conhecimento de todos os seus representantes, de maneira esse somatório nos dê um poder de decisão, negociação, planejamento e execução, muito maior do que teríamos caso a gestão fosse individual. Não é à toa que se chama SOMAR", concluiu.