A música “Kurumim”, do cantor sinopense Samuel Augusto, conquistou o prêmio de melhor arranjo no Festival Mato-grossense de Música, realizado no último sábado em Barra do Garças. Samuel que concorreu com mais 12 canções de todo o Estado, também participará da gravação de um CD com as 16 finalistas, sendo 12 com letras e quatro instrumentais.
A música vinda de Pontes e Lacerda, “Migrante”, foi consagrada como a grande vencedora, interpretada e composta por José D’Ávila, que conquistou também o prêmio de Melhor Intérprete. “É só saudade”, de Cuiabá, ficou com o segundo lugar, interpretada por Marcelinho e composta por Jackson Alberto Alvez.
“E agora”, composta e interpretada por Vanessa Dias, de Várzea Grande, ficou com a terceira colocação. Em quarta, interpretada por Alison Sant e Danilo Bareiro, “Tostão”, também de Cuiabá, fechou a classificação geral. “Minha História”, composta por Dirceu J. Moreira, de Cuiabá, ganhou o prêmio de Melhor Letra.
Para entregar os prêmios, estavam presentes o deputado estadual Alencar Soares, a vice-prefeita de Barra do Garças, Márcia Valoes , o secretário Municipal de Cultura, Divino Arbues, a vereadora de Barra, Antonia Jacob e o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira.
O evento impressionou pela variedade musical apresentada, rock, rasqueado, gospel, samba, xote, sertanejo, música de protesto e outras, sempre inéditas, demonstrando o enorme potencial de nossos compositores além de expor a grande diversidade cultural mato-grossense.
O Festival que contou com mais de 200 músicas inscritas, distribuiu R$ 27.500 às canções melhores classificadas, sendo 6, 4 e 2 mil reais, respectivamente, aos primeiro, segundo e terceiro lugar. Houve premiação também para o quarto lugar (R$ 1.000,00) e, ainda, para quesitos como melhor intérprete, melodia, letra e arranjo.
O Festival Mato-grossense de Música 2005 é um evento de abrangência estadual, que tem como promotora a Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio das prefeituras Municipais e demais forças vivas e atuantes nos mais variados setores comunitários e empresariais do Estado.