Criado no ano de 2003 em Cuiabá, através do Espaço Cubo, o Grito Rock Festival “A invasão Independente”, vem a cada ano ganhando proporção. Neste ano será realizado entre os dias 25 de janeiro a 9 de fevereiro, em mais de 40 cidades, entre delas cidades como: Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Aproximadamente 10 bandas locais ja confirmaram a participação no Grito Rock Festival de Sinop, que será realizado no dia 26, a partir das 20 horas, na área externa do Ginásio Benedito Santiago. Anderson Maciel, coordenador da Central Única das Favelas de Sinop – CUFA, mediará a partir das 14h, no mesmo local, um encontro entre segmentos culturais do município, a fim de realizar um levantamento da participação destas tribos urbanas no cenário da cultura local, efetivando a necessidade de maior organização e participação nas discussões do conselho municipal de cultura.
Erivelton, coordenador da FOUR WORLD, Banda organizadora do Grito em Sinop, destaca a importância de municipios pólos do interior participarem destas ações e do Circuito Fora do Eixo, pois agiliza os contatos e gera intercâmbios entre os festivais que estão mais à margem da cena indie brasileira.
Em Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande e Sinop sediarão o evento.