Continuam amanhã, em Sinop, as atividades em comemoração à semana da consciência negra, desenvolvidas pelo Afromir (Movimento Pró-Igualdade Racial), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Cefapro, dentre outras instituições. Conforme a programação, a partir das 19h haverá uma missa afro na igreja São Francisco.
Na segunda-feira (feriado), às 13h, haverá apresentações culturais na universidade estadual. A partir das 15h, acontecem, simultaneamente, uma palestra sobre a implementação da lei 10369/03, que trata sobre a inclusão da cultura e história da África no histórico escolar e também o encontro dos acadêmicos contistas da Unemat.
“A programação da semana começou com a confecção de jogos africanos. Elas são positivas, pois nos fazem perceber um pouco mais da cultura e história do povo africano”, destacou Zeneide Pereira, coordenadora do Afromir.
No dia 14 é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, que comandou um dos mais importantes focos de resistência negra contra a escravidão e pela liberdade.