Com apresentações marcadas para 28 e 29 de maio, junto a Orquestra de Mato Grosso, Renato Borghetti, um dos mais influentes artistas da música instrumental brasileira, exibe suas milongas e chotes no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas e 19 horas, respectivamente. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Cine Teatro, a R$10 (inteira) e R$5 (meia).
Em 1984, aos 20 anos de idade, Renato Borghetti lançava o primeiro álbum de sua produtiva carreira. Gravado nas madrugadas frias de Porto Alegre, com recursos próprios e sem muitas pretensões, o disco foi lançado com o sugestivo título "Gaita-Ponto". O LP vendeu incríveis 100 mil cópias, tornando-se o primeiro álbum de música instrumental a ganhar um disco de ouro no Brasil, revelando o instrumentista e abrindo caminho para uma trajetória promissora.
Em três décadas de uma carreira ascendente, incorporou a sua música elementos do jazz, da música erudita e da música folclórica de outras partes do país e do mundo. Entretanto, sempre permaneceu fiel as suas raízes e as tradições musicais de seu estado de origem, o Rio Grande do Sul. Há 27 anos do lançamento de "Gaita-Ponto", Borghetti tem revisitado, adaptado e modernizado diversas e importantes canções do folclore sul-rio-grandense.