Num momento da história do país em que se discute e é buscada uma compreensão mais aprofundada sobre a diversidade cultural brasileira, o Rebuliço Cultural no norte matogrossense vem, oportunamente, também contribuir com este processo, de sorte que a produção cultural, além de estar numa grande vitrine e espécie de diagnóstico das habilidades artísticas materializadas, promoverá um interessante diálogo entre pessoas de várias localidades com a comunidade que será envolvida nas atividades, atrações e visitações ao local do evento.
Mais de setenta artistas com suas respectivas obras, das mais variadas modalidades de produções e manifestações artístico-culturais (teatro, dança, música, audiovisual, artesanato, artes plásticas, literatura, produtos gastronômicos regionais), das cidades de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes já estão confirmados e juntam-se aos mais de oitenta artistas de Alta Floresta promovendo um grande mutirão de Arte e Cultura para a apreciação e participação de toda a população. O evento pretende, além das apresentações artísticas e da mostra e feira de artes integradas, formar público consumidor de arte e estimular a compreensão da diversidade cultural da região. "Temos que estimular os artistas a comercializar os bens que produzem e, nada melhor que promover um momento como este, onde todas as manifestações culturais se farão presentes", declara o produtor cultural Robson Quintino, proponente do projeto.
Quintino relata ainda como serão as atividades. "Todo o evento estará concentrado na Praça da Cultura, aqui em Alta Floresta. Para isso montamos uma estrutura que inclui palco para as apresentações de dança, teatro e música. Foi montada também toda uma estrutura para atender aos artesãos, sem contar os stands para Literatura e Artes Plásticas. No interior do avião Douglas DC-3, patrimônio histórico-cultural de Alta Floresta, serão exibidos filmes curta-metragens, além da utilização de parte da estrutura física do Centro Cultural para outras exposições. Haverá ainda uma praça de alimentação com comidas típicas".
Rebuliço Cultural conta com o patrocínio do governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura e Conselho Estadual de Cultura, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Fomento à Cultura. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, além do comércio local e imprensa em geral.