O projeto “Ambulante”, proposto por Elaine Cristina Gonçalves da Conceição, de Cuiabá, ganhou o Prêmio Furnarte de Artes na Rua (circo, dança e teatro) e receberá R$ 20 mil para o desenvolvimento. Este foi o único trabalho mato-grossense aprovado nesta categoria. O resultado fori divulgado hoje.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza, todos os anos, a premiação de projetos. Além do resultado da categoria anunciada hoje, há também os prêmios Funarte de dança Klauss Vianna e, Teatro Myrian Muniz, cujos resultados foram divulgados na última semana.
Para o prêmio de dança, não houve projetos de Mato Grosso selecionados. Já para o de teatro, conforme Só Notícias informou, o grupo Teatro Experimental de Alta Floresta foi contemplado. Ele receberá R$ 50 mil para desenvolver o projeto “Santa Joana nos matadouros da Amazônia”.
A Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.