Proporcionar momentos de lazer e cultura à comunidade é o objetivo do projeto Cinema no Bairro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. Na sexta-feira, filmes foram exibidos na escola do Bairro Jardim Carolina. Segundo os organizadores do evento, a participação de alunos e familiares surpreendeu a direção escolar.
Entre outros projetos desenvolvidos pela Secretaria nas escolas públicas destaca-se “A Cor do Sabor”, que objetiva ensinar a cultivar plantas, dispor de laboratório como recurso pedagógico, além de melhorar o visual da escola. O projeto “Fanfalixo”, promovido em diversas escolas da cidade e nos Distritos, visa conscientizar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, reciclar o lixo e utilizar parte dele na construção de instrumentos musicais, além de formar um grupo rítmico de 40 alunos.
O projeto Libras, que atende professores, alunos e comunidades, pretende divulgar a linguagem em libras, e alfabetizar a comunidade para facilitar a comunicação dos portadores de deficiências.
Na Escola Vila Bela, a campanha Exercitando a Mente com Xadrez, incentiva a prática do jogo na escola, buscando melhoria no desempenho da matemática integrada a Educação Física buscando melhores níveis de concentração, observação e reflexão em sala de aula. Já o projeto “Intercâmbio de Correspondência”, desenvolvido nas Escolas Vila Bela e Rui Barbosa, explica detalhadamente o que é um intercâmbio, as vantagens de estar em contato com outras pessoas e mostrar a importância da sociabilidade.
O projeto “Banco de Alimentos para Famílias dos Alunos Carentes” atende as famílias dos alunos da Escola Gente Sabida, e tem entre seus objetivos melhorar a qualidade nutricional das refeições, evitar o desperdício de alimentos e dar condições para uma vida saudável.
Já na Escola São Domingos o projeto “Menina Moça”, beneficia adolescentes que são alunas na escola, permitindo elevar a auto-estima de todas, incentivando-as para a valorização do corpo e para o trabalho e o estudo.
Entre outros projetos estão “Reciclando a Natureza Agradece”, “Educar na Diversidade”, “Noite Cultural”; “Amigos da Biblioteca”, “Amostra Pedagógica Histórias das Copas” e Gota Viva, que busca o desenvolvimento sustentável e o encontro de alternativas para a preservação do Salto Magessi, e que hoje integra alunos e a comunidade no Distrito de Boa Esperança.