A Federação Matogrossense de Cururu e Siriri divulgou ontem (7), as datas definidas para a 10ª edição do Festival de Cururu e Siriri de Mato Grosso. O grupo de Siriri Pixé, de Nova Mutum, um dos classificados durante as seletivas classificatórias se apresentará durante o evento.
Com o tema "Entre Fitas e Chitas", a edição deste ano do festival faz homenagem à cultura popular do Estado. No total, 20 grupos de dança classificados, além de quatro grupos infantis e dois especiais se apresentarão de 27 a 30 de outubro, no Parque de Exposições "Senador Jonas Pinheiro" (Acrimat), na capital mato-grossense.
A expectativa é que mais de 15 mil pessoas acompanhem as apresentações nos quatro dias de evento.
Nova Mutum, que sediou uma das seletivas classificatórias em agosto, trazendo para o palco a mistura de tradições composta pela região médio norte do Estado, apontando traços da dança gaúcha na coreografia e também no figurino dos integrantes do grupo, se apresentará, na ocasião, juntamente com grupos tradicionais de dança de Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Tangará da Serra e Cuiabá.
De acordo com a presidente do Centro de Cultura Matogrossense (CCM) de Nova Mutum, Edileuza Macedo, o sorteio com a data específica da apresentação do grupo ainda não foi feito, mas adianta que nova coreografia e figurino estão sendo preparados pelo grupo. "O Pixé é uma referência em Siriri no Estado. Como na seletiva, estamos nos preparando diariamente com ensaios para fazermos uma apresentação diferenciada, com muita tradição, alegria e cores que com certeza vai agradar o público presente no evento", revela.
O Pixé teve início em Nova Mutum em 2005 e hoje possui cerca de 60 integrantes. Ainda, no município, a tradição matogrossense pode ser encontrada com o grupo de Cururueiros Ximbuva do Norte e o Pixé mirim, também de Siriri.