PUBLICIDADE

Orquestra de MT fará concertos populares em Sorriso, Lucas e Mutum

PUBLICIDADE

O núcleo de educação musical da Orquestra do Estado de Mato Groso vai estender suas atividades pedagógicas a outros seis municípios de Mato Grosso [Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis]. As atividades pedagógicas envolvem escolas da rede pública de ensino e contam com a parceria das prefeituras de cada município envolvido.

As ‘oficinas de capacitação musical’ no interior do Estado têm início no dia 23 de maio, em Lucas do Rio verde, na Escola Municipal Olavo Bilac e funcionarão da seguinte maneira: serão divididas em duas partes. A primeira é voltada exclusivamente para educadores, com objetivo de orientá-los a utilizar a música como ferramenta pedagógica em sala de aula. Para auxiliar os professores, a Orquestra disponibilizará às escolas, kits multidisciplinares contendo livros, apostilas, CDs e DVDs que facilitarão a multiplicação dos conhecimentos adquiridos na oficina, dentro e fora da sala de aula.

Na segunda parte, está direcionada a estudantes e professores juntos, serão exibidos vídeos educativos sobre a formação e organização de uma orquestra, seu processo criativo, naipes de instrumentos e repertórios. Essas oficinas estarão sob a responsabilidade do maestro Murilo Alves e contam com a participação de vários instrumentistas da Orquestra do Estado de Mato Grosso, músicos que fazem parte do Núcleo de Educação Musical da Orquestra.

As ‘oficinas de capacitação musical’ integram a série de concertos populares, que em 2009 percorrerá seis municípios de Mato Grosso, além de Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS) realizando concertos ao ar livre, abertos, gratuitos, em locais de fácil acesso, dando continuidade ao processo de valorização do município e da promoção da cidadania. “O firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto, em 2008, levou a Orquestra do Estado de Mato Grosso a 22 estados brasileiros, realizando concertos em 95 municípios e atingindo aproximadamente 200 mil pessoas em todo o Brasil. Agora é hora de voltarmos as atenções novamente para ações no Estado de Mato Grosso”, diz Leandro Carvalho, diretor artístico e maestro da OEMT.

Vale lembrar que os eventos [que ocorrem nos meses de maio e junho sob o comando do maestro Leandro Carvalho] revelam o caráter transversal das ações educacionais da Orquestra. Em cada município do Estado que a Orquestra passar, uma escola será escolhida para a realização das ‘oficinas de capacitação musical’. “O objetivo é preparar a comunidade para a visita da Orquestra a sua cidade, revelando informações relevantes que possam ser reproduzidas dentro e fora da sala de aula. Os estudantes das escolas beneficiadas terão um lugar cativo na plateia, assistirão a passagem de som da Orquestra e terão um momento especial para conversar e trocar ideias com o maestro e com os músicos da OEMT”, explica Leandro Carvalho.

Oficinas de Capacitação Musical
Datas: 23, 24, 27, 28 e 29 de abril
Local: Lucas do Rio verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo verde e Sorriso
Contato: (65) 3027-1824
Agenda das ‘oficinas de capacitação musical’
Lucas do Rio Verde dia 23
Novo Mutum dia 24
Rondonópolis dia 27
Primavera do Leste dia 28
Campo Verde dia 29
Sorriso junho

Agenda da temporada 2009 dos Concertos Populares
Nova Mutum 22 de maio – sexta-feira
Lucas do Rio Verde 23 de maio – sábado
Sorriso 24 de maio – domingo
Campo Verde 28 de maio – quinta-feira
Primavera do Leste 29 de maio – sexta-feira
Rondonópolis 30 de maio – sábado
Campo Grande – MS – 1 de julho – quarta-feira
Uberlândia – MG – 3 de julho – sexta-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE