A partir desta semana, a música vai invadir as praças das cidades do interior do Estado. Unindo o erudito e o popular, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso levará para 14 municípios a série de concertos populares, um projeto que visa democratizar o acesso à música, contribuindo para formar novas platéias.
A abertura da turnê será na próxima quinta-feira, em Diamantino, na praça do bairro da Ponte. Logo depois, a Orquestra segue para São José do Rio Claro, onde o concerto ocorre no sábado (7). Para encerrar o mês, a Orquestra visita Nova Mutum no dia 30 de abril. As apresentações são sempre às 20 horas em locais públicos e com entrada gratuita.
Realizados ao ar livre e em lugares de fácil acesso, os Concertos Populares levam cultura e alegria aos municípios. A música clássica e instrumental de diversas vertentes une instrumentos populares como a viola de cocho, o mocho e o ganzá ao violino e o violoncelo. E derruba velhos preconceitos. A participação do público não deixa dúvida. No ano passado, nas nove cidades foram visitadas e a média de público foi de três mil pessoas por apresentação.