Centenas de pessoas se emcionaram, sábado à noite, com as apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, na terceira edição da Noite Natalina. Foram apresentadas sete músicas, arrancando aplausos entusiasmados do público. A orquestra tem como mantenedora a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, que capta recursos de empresas e entidades para o seu funcionamento. Esse ano, atendeu 152 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos com aulas de violino, violoncelo, contrabaixo, viola sinfônica e viola caipira, clarineta, saxfone, flauta, oboé, fagote, trompa, tuba, trompete, trombone, percussão erudita e canto. "Em janeiro de 2012 já serão 170 alunos", disse o presidente da associação, Luiz Divino da Silva. O maestro Edimar Nascimento disse que "o objetivo é encerrar o primeiro semestre de 2012 com 200 alunos, que é a nossa capacidade máxima instalada hoje".
Os alunos aprendem gratuitamente. Uma parceria com o Projeto Ciranda, de Cuiabá, e a Orquestra de Mato Grosso, possibilita que, em duas vezes no mês, professores venham da capital para aulas técnicas exclusivas em cada instrumento.
A apresentação especial de natal foi promovida pela Associação Social e Cultura de Nova Mutum em parceria com a Prefeitura de Nova Mutum. A abertura oficial contou com a presença do presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, Luiz Divino da Silva, do prefeito Lírio Lautenschlager, acompanhado pela primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager e do presidente da Câmara, Luiz Carlos Gonçalves. Durante pronunciamento, Luiz Divino agradeceu todas as empresas parceiras da orquestra, assim como as pessoas que contribuem para a realização dos trabalhos.