Mato Grosso é o segundo Estado da região Centro-Oeste com maior quantidade de equipamentos e pontos culturais. É o que aponta um recente estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destacando 559 tipos de lugares e serviços considerados culturais entre as 141 cidades mato-grossenses.
A pesquisa relaciona como equipamentos culturais as bibliotecas públicas, os museus, teatros ou salas de espetáculos, centros culturais, cinemas, videolocadoras, estádios ou ginásios poliesportivos e, também, os provedores de internet. O maior índice no Estado é de bibliotecas, com 138 unidades. Estádios e ginásios aparecem em seguida, com 134. Os menores são de teatros (15) e museus (20).
O levantamento leva em consideração os dados do Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, os números são referentes a 2009, estão sujeitos à alterações. Na região, a maior quantidade de equipamentos culturais identificados está localizada em Goiás, com mais de 900 pontos.
De acordo com o estudo, o Brasil tem 5,1 mil municípios com bibliotecas públicas, 4,8 mil com estádios e ginásio; 1,1 mil com salas de teatro e apenas 508 com cinemas.