A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá, entre os dias 27 e 31 de outubro, a quarta edição do Encontro Nacional Universitário de Danças Populares (Enudp). Com o tema O Brasil da Dança se Encontra em Mato Grosso, o evento busca trazer a beleza das danças populares aliada ao conhecimento científico produzido pela pesquisa acadêmica sobre esse saber tradicional.
Nesta edição o grupo residente é o Flor Ribeirinha, representante das danças tradicionais mato-grossenses, que organiza o encontro em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Mato Grosso (Secel). Além do Flor Ribeirinha, haverá a participação dos grupos Oré Anacã, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Tchê, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Rosários, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que se apresentam no palco do Teatro Universitário.
Com uma rica programação, o evento contará ainda com oficinas, ações solidárias, apresentações de pesquisas e palestras, entre outras atividades que visam a apresentação da cultura e da arte das diferentes regiões brasileiras. Outro objetivo do encontro é o fomento a pesquisas e experimentações artísticas proporcionado pela troca de experiências entre os grupos participantes.
O IV Enudp é mais uma atração cultural em comemoração aos 45 anos da Universidade Federal de Mato Grosso. “O Enudp é uma verdadeira atividade extensionista e de pesquisa acadêmica que promove valorização do saber e das práticas populares e tradicionais”, explica o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho. Ele ressalta ainda que, em todos os grupos, há a participação de alunos das universidades, o que permite uma formação ampla e cidadã para os alunos envolvidos.