A representante da beleza brasileira será escolhida, hoje à noite, em Fortaleza (CE) e, nesta edição, a mato-grossense na disputa é a estudante de engenharia civil Letícia Hauch, 19 anos, de Cuiabá. Ela e mais 26 candidatas desfilarão em cinco trajes: típico, casual, biquíni, maiô e gala, com o qual a ganhadora será coroada. Onze pessoas formarão o júri desta edição.
O processo de escolha será da seguinte maneira: as 27 candidatas entram na disputa. Os jurados escolherão nove candidatas que avançam para fase seguinte. A décima será apontada pelo público através de votação pela internet. Em seguida, o mesmo júri escolhe sete semifinalistas. Destas, duas serão eliminadas. As outras cinco passarão por uma prova que analisa simpatia, inteligência e oratória. Cada uma terá que responder a uma pergunta sorteada na hora e, a partir daí, as posições serão anunciadas em ordem decrescente para a coroação da grande vencedora.
O concurso será transmitido por uma emissora de tv a partir das 22h15 (horário de Brasília) e terá apresentação da cantora Gaby Amarantos. A eleita receberá a coroa da atual Miss Brasil, Priscila Machado, e levará para casa um carro novo. Ela representará o país no concurso Miss Universo, que será realizado em dezembro, em Las Vegas, Estados Unidos. A angolana Leila Lopes, eleita ano passado no concurso realizado no Brasil, passará a faixa.
A vice colocada viajará para Cancun, no Méximo, com tudo pago e, a terceira colocada ganhará uma viagem para o Nordeste brasileiro.
Letícia foi eleita Miss Mato Grosso em junho, no concurso promovido em Sinop. Conforme Só Notícias informou, Mato Grosso conquistou, por duas vezes, o título de mais bela. Em 1985, Marcia Gabrielle, representante de Barão do Melgaço, foi eleita e, em 2000, foi a vez de Josiane Kruliskoski, de Sinop.