Hoje é Dia de Finados e cristãos de todo o mundo vão aos cemitérios orar pelos familiares e amigos falecidos. Por causa da data, a Igreja Católica costumam fazer programações especiais de missas, realizadas tanto nas paróquias quanto nos cemitérios.
Em Sorriso e Lucas do Rio Verde, mas de 10 mil fiéis são esperados para assistir as missas. Em Sorriso as duas paróquias programaram missas em horários distintos. A paróquia São Pedro Apóstolo fará uma missa às 06:30h no Cemitério Municipal e a paróquia Santa Luzia fará missa às 08:00h e às 17:00h, também no cemitério. Ao todo, são esperadas cerca de duas mil pessoas em cada uma das missas.
Em Lucas do Rio Verde a programação é de mais missas durante todo o dia. A paróquia Nossa Senhora Rosário de Fátima realizará uma missa às 08:00h e outra às 17:00h no Cemitério Municipal. E às 19:30h nas Comunidades Rosa Mística e Menino Deus e, ainda, na matriz da paróquia.
Segundo o padre da paróquia, Mateus Hellmann, mais de 6 mil fiéis são esperados. “Não temos como saber exatamente. Mas em relação ao ano passado, quando a matriz, com capacidade para mil pessoas, lotou e o cemitério contou com a presença de cerca de 5 mil pessoas, acredito que este ano mais de 6 mil fiéis participem das missas”, acrescentou, ao Só Notícias.
O Culto aos Mortos é uma das mais antigas celebrações. Ela surgiu no Oriente, pela iniciativa do abade Cluny, santo Odilon, que no ano 998, estabeleceu esta comemoração solene para orar por aqueles que estavam no purgatório. No Ocidente, no século XIV, Roma aceitou esta celebração, que se estendeu a toda cristandade.
Os Cristãos, primitivamente, recordavam em seus lares seus entes queridos já falecidos. Depois, pouco a pouco, esse culto doméstico foi se transformando numa festa mais abrangente. Por isso foi dedicado um dia no ano para orar por todos os mortos.
A comemoração a todos os fiéis defuntos possui uma grande riqueza espiritual a ser cuidadosamente aproveitada. Além de participações nos atos religiosos, proporciona fecunda reflexão sobre a morte e o cumprimento de deveres com a memória de parentes e amigos que já foram. Portanto, o Dia de Finados, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram, para os cristãos.
A decoração dos túmulos e a visita aos cemitérios é costume popular. As sepulturas são cobertas de flores, com exibição de castiçais de prata e velas acesas.