PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará, entre os dias 10 e 11 deste mês, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento têm caráter prepositivo e propõe contribuir para o aprimoramento das diretrizes da política cultural e do cotidiano cultural, que serão sistematizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e incorporadas às políticas públicas de cultura do município.

As conferências de cultura são uma oportunidade para que a sociedade civil e os governos avaliem as políticas culturais da União, Estados e Municípios e façam propostas para seu aperfeiçoamento.

O tema nacional escolhido para esta edição foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre cultura e desenvolvimento econômico.

No dia 10, a programação terá início às 16h com credenciamento seguido de abertura solene. Na sequência, acontece a votação do regimento da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Lucas do Rio Verde, apresentação da metodologia e dos eixos temáticos, e em seguida, serão divididos os grupos de trabalho.

Os quatro eixos a serem debatidos são Criação/Produção/Desenvolvimento, Difusão e Acesso à Cultura, Memória e Diversidade Cultural e Planejamento e a Gestão.

Às 8h30 do dia seguinte, os grupos de trabalho vão dar início às discussões sobre os eixos temáticos. Após os debates, cada grupo vai apresentar as proposições aos demais presentes que vão eleger as melhores ideias.

As principais ideias vão ser representadas na Conferência Estadual de Cultura, que acontece no dia 13 de setembro, por delegados que também serão eleitos no final da conferência. E posteriormente, na Conferência Nacional de Cultura, em novembro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Pael, destacou que a realização da conferência é importante para o município, pois é através dela que se faz a adesão ao Plano Nacional de Cultura e o município pode captar recursos federais. "A conferência ajuda a determinar o futuro da cultura do município, é muito importante que todos participem".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE