O livro “Primeiros Escritos” traz nove textos produzidos por alunos de escolas municipais e particulares do município. O lançamento da obra será realizado, na terça-feira (11), às 19h, no Auditório dos Pioneiros. O livro é resultado do 1º Concurso Literário de Lucas do Rio Verde, realizado no ano passado, com a participação de mais de 1,3 mil alunos do 3º ao 5º ano. A competição teve como tema a obra “A menina que vivia perdendo” da escritora Ana Maria Machado.
A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, explica que o livro foi trabalhado em sala de aula e todas os estudantes foram incentivados a ler e a produzir textos. Foram pré-selecionadas as três melhores produções por ano escolar, em cada unidade.
Dos 55 textos previamente escolhidos, foram selecionados nove. A análise foi realizada por uma comissão julgadora, seguindo critérios como, gênero, criação, criatividade, originalidade, coerência e coesão.
O livro “A menina que vivia perdendo” conta a história de Lena, uma garotinha que está crescendo e à medida que crescia, ia perdendo suas roupas e outros objetos pessoais. O que a garota não entendia é que para ganhar coisas novas era preciso se desfazer das antigas, doando para outras crianças.
Foram impressos 200 exemplares do livro “Primeiros Escritos”, que serão distribuídos entre os alunos e professores envolvidos no concurso.