Ernani Silva Amorin, de 12 anos, foi premiado com o título de “melhor ator” do Estado na 12ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), em Mato Grosso. Aluno da rede municipal de ensino, Ernani cursa o 7º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Domingos e freqüenta os projetos do Centro Municipal de Cultura, da Praça CEU.
Durante o festival deste ano, o Grupo Artaud, de Sorriso, encenou a peça “a invenção do ser humano”. Na etapa Teles Pires, em Sinop, a peça conquistou o primeiro lugar na categoria infanto juvenil, nas categorias melhor atriz, melhor texto, melhor direção e melhor espetáculo. O prêmio de melhor atriz foi para Karoline Antonowiski, e os de melhor texto e melhor direção para o professor Renato Melo.
Porém, foi na etapa estadual, em Cuiabá, esta semana, que Ernani Silva Amorin trouxe na bagagem o prêmio de “melhor ator" de Mato Grosso, por sua atuação. Nesta fase, o grupo conquistou o 4º lugar na classificação geral.
Na peça, os alunos-atores contam a história de um garoto que sai com o carro da mãe e leva a irmã para uma festa. Mesmo tendo habilitação, o menino ingere bebida alcoólica e acaba provocando um acidente de trânsito, que resultou na morte de sua irmã e ele acaba ficando preso a uma cadeira de rodas. “Nossa intenção é mostrar a importância da responsabilidade no trânsito. De que adianta ter habilitação e dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica”, explica o jovem ator.
O personagem de Ernani chora muito no final da peça e o menino emocionou o público com sua atuação. “Tenho facilidade em decorar texto e em chorar, me emociono de verdade. Eu gosto muito de interpretar e quero ser ator quando crescer. Faço teatro há apenas dois anos e competi em um evento de nível estadual, por isso, ganhar esse troféu para mim foi muito gratificante. É um reconhecimento ao meu trabalho”, diz.
O festival tem por objetivo sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas. O Fetran é promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN), com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e também com as prefeituras das cidades que sediam o evento.
A informação é da assessoria.