O 24º Salão Jovem Arte Mato-grossense encerra as inscrições no próximo dia 31 de agosto. O prêmio, que busca revelar talentos regionais nas artes plásticas, é aberto para artistas residentes em Mato Grosso, inclusive amadores. A premiação desta edição será de até R$ 45 mil. A comissão julgadora premiará ainda R$ 11 mil entre os demais artistas selecionados, a título de participação.
As peças selecionadas serão mostradas ao público em uma exposição programada para 13 de novembro a 11 de janeiro de 2008, no Salão Nobre do Palácio da Instrução. A abertura do salão e a divulgação da premiação serão realizadas no próximo dia 12 de novembro.
Cada artista deverá inscrever-se com três obras únicas nas modalidades desenho, pintura, gravura, fotografia e escultura ou com uma, nas modalidades Instalação, performance, multimídia e vídeo-arte. O artista pode participar também, gratuitamente, de um trabalho coletivo em uma outra modalidade que não seja a de sua inscrição individual.
Os interessados podem inscrever-se no Palácio da Instrução, em Cuiabá, e nos pólos culturais regionais, conforme regulamento disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). No dia 1º de setembro começam os registros dos trabalhos nos pólos. O registro encerra no dia 14 de setembro. Dez dias após tem início a pré-seleção.
O Salão Jovem Arte é considerado o maior prêmio de artes plásticas do Estado. As edições anteriores revelaram artistas que se destacaram nacionalmente, com participações em salões internacionais. O artista plástico e vencedor de algumas edições, Gervane de Paula, que nesta edição participa da Comissão de Montagem, classifica o prêmio como um dos mais importantes na vida do artista mato-grossense.