O filme “Menire Karõ” realizado por alunos e professores da Escola Estadual “São Vicente de Paulo”, localizada no município de Colíder (648 km ao norte de Cuiabá), concorrerá no festival de cinema de Chapada dos Guimarães “Tudo sobre mulheres”. O festival acontece de 06 a 10 de setembro.
O filme, baseado no romance “Iracema” de José de Alencar, foi produzido e dirigido por professores e interpretado por alunos da própria escola, em parceria com o Cine Clube Zumbis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do campi Sinop (a 503 km de Cuiabá).
”Menire Karõ” será um dos filmes que representará o Estado no festival deste ano. A produção faz parte do projeto “Alvorada”, desenvolvido pela unidade escolar e tem o objetivo de ampliar e aprofundar a leitura dos alunos, proporcionando à população de baixa renda o acesso à leitura e a cultura em geral.
De acordo com a diretora do curta-metragem e coordenadora do projeto, Maria de Lourdes Silva Nogueira, o filme foi resultado de vários trabalhos envolvendo os alunos da 4ª a 8ª séries. “Nós iniciamos com a leitura da obra Iracema, o qual foi inspirado o filme. Os alunos fizeram resumos e participaram de uma gincana literária, oportunidade em que criaram trabalhos em quadrinhos, paródias, produzindo contos e ainda apresentando uma lenda indígena”, disse Maria de Lourdes, que também é professora de Língua Portuguesa.
O projeto foi trabalhado interdisciplinarmente. Todos os professores puderam ensinar um pouco, conforme a sua disciplina. A população e a área geográfica das três etnias, Kayapó, Panará e Kaiabí, pertencentes ao município, foram estudadas por meio de gráficos, desenhos e mapas.
“Os alunos ficaram muito empolgados quando souberam que o filme foi classificado no festival. Para nós, só o fato de concorrer já é um prêmio. A visibilidade que ele traz é muito boa”, destacou Maria de Lourdes.
O Filme
Produzido e gravado no município de Colíder, conta a história de uma jovem índia guerreira que se apaixona por um homem branco e abandona a sua aldeia para morar com ele. “Menire Karô” é uma tradução Kayapó, que significa “espírito de mulher”.
Tudo Sobre Mulheres
Festival realizado fora do eixo Rio – São Paulo foi criado para divulgar filmes produzidos por homens e mulheres, apesar de retratar apenas o universo feminino. Esta é a segunda edição do festival, que ocorre sempre durante a lua cheia de setembro.
Outro filme de Mato Grosso que também concorre no festival é o “Nativa – Movimento Feminino das Aldeias”.