As Águas Amazônicas, a Biodiversidade da região e a Cultura dos povos que vivem em Mato Grosso vão ser discutidos por pesquisadores, educadores e artistas em mais de 60 oficinas, mini-cursos e conferências que acontecerão de 09 a 11 de junho, durante o Festival das Águas de Mato Grosso, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Alta Floresta, município localizado a 803 quilômetros a norte de Cuiabá.
Representantes do Ministério do Meio Ambiente, organizações não-governamentais nacionais e especialistas de vários universidades brasileiras vão participar do encontro em Alta Floresta para debater temas como as transformações sócio-ambientais no Estado e no País, a sustentabilidade de comunidades tradicionais da Amazônia, Políticas Públicas e Gestão das Águas, Educação Ambiental, Zoneamento Sócio-Econômico, Políticas Afirmativas e Diversidade Cultural e Artes, entre outros.
Para a comunidade presente no Festival haverá também oficinas e mini-cursos para todas as idades, indo de Brincadeiras na Natureza à Inclusão Digital para Agricultores.
Em todas as áreas estão sendo oferecidas oportunidades de conhecimento. Em Meio Ambiente se discutirá dos Meios Jurídicos de Proteção da Água à Reutilização da Água em Residências. Em Economia, da Agricultura Familiar à Políticas de Pesca e Aqüicultura. Em Cultura , poesia, teatro, danças tradicionais à construções de painéis de arte.
O Festival das Águas da Amazônia vai abrigar ainda mostra de vídeos, shows de de dança, teatro e música de todas as regiões do Estado, grupos de do Araguaia, Cuiabá, Reserva do Cabaçal, Cáceres, Sinop já confirmaram presença.
ABC – O Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso tem como base Água, Biodiversidade e Cultura. Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso, o evento chega em sua terceira edição. O primeiro, denominado Águas do Pantanal, aconteceu em Cáceres – região oeste do Estado, reunindo mais de 5 mil pessoas.
Em 2004, o município de Luciara abrigou o Águas do Araguaia, reunindo participantes de nove Estados brasileiros. “ Este ano ampliamos o circuito destacando as Águas da Amazônia. Mato Grosso é um Estado privilegiado por geograficamente estar em três biomas – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica e ter seus espaços drenados por três das maiores bacias hidrográficas do Brasil. Por outro lado, isso exige de nós a responsabilidade pela preservação ambiental e o respeito à nossa diversidade cultural”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda.
O Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso é um evento organizado pela Unemat, com divulgação em seus 106 campi no Estado.