O livro "Raízes da História de Sinop", escrito pelo professor e historiador Luiz Erardi Santos, sobre a chegada dos pioneiros na região, mostrando documentos, fotos, registros e objetos, virou documentário. O lançamento será sexta-feira (9), no auditório da Câmara Municipal com a participação de autoridades e de alguns dos pioneiros que fizeram parte do projeto. Haverá exposição de fotos antigas do município, comparadas com as atuais.
O documentário, que tem duração de 30 minutos, foi produzido pelo próprio professor Erardi com o objetivo de resgatar a memória de Sinop através de relatos feitos por quem está na cidade desde sua fundação e de quem faz parte da história atual. O colonizador Ênio Pipino e Luciana Joanucci, primeira criança nascida em Sinop, são alguns dos destaques deste trabalho.
O documentário "apresenta a evolução econômica, social e política de Sinop. A memória histórica da cidade não pode se perder mesmo com o passar do tempo, as futuras gerações terão acesso, por exemplo, a abertura da BR 163", ressaltou o professor, que também é historiador do Museu Histórico de Sinop, por meio de assessoria. "A exibição do documentário é um sonho realizado, pois sintetiza um trabalho de 25 anos cuidando da história de Sinop", emendou.
O lançamento está previsto para às 19h30 e será aberto a toda a população.