A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum realiza nos dias 26 e 27 deste mês de agosto a IV Edição do Festival de Folclore, que este ano trás como tema “Danças Brasileiras”. Além do desafio do tema a ser interpretado pelas escolas e instituições do município, outras novidades diferenciam o festival deste ano. A primeira delas é a exposição da gastronomia com a degustação de pratos típicos. Já a outra será a mudança do espaço físico que passa a ser no Centro Social Cultural (antiga Escola Estadual).
De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura de Nova Mutum, Marta Sfredo, as novidades prometem dar um destaque especial e com isso inovar o festival deste ano. Ao todo são 20 escolas e instituições que vão se apresentar. Cada uma delas representará uma cultura de diferentes regiões do Brasil. “Como são muitos os participantes, foi necessário realizar um sorteio para que cada instituição se prepare para a dança que vai representar”, enfatiza.
A inclusão da gastronomia alimenta ainda mais a idéia de resgatar os valores culturais de cada povoado brasileiro. Desta forma o Departamento de Cultura abre o espaço para que pratos típicos possam ser degustados, entre eles do Sul do país e também pratos mato-grossenses. “Os pratos serão preparados pelo CTG Porteira da Amazônia, Pastoral da Criança e pelo Centro de Cultura Mato-grossense”, diz.
Além das apresentações da casa outros grupos vão complementar o festival, a exemplo do Grupo de Danças dos Mascarados de Paconé, Grupo de Dança Folclórica de Diamantino e Cia de Dança Balé 2000 de Lucas do Rio Verde.