PUBLICIDADE

Cultura mato-grossense conquista espaço em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Num município formado na sua maioria por migrantes sulistas, onde os aspectos culturais ficam um tanto quanto esquecidos em conseqüência da ânsia por conquistas materiais, surge um movimento que pode ser encarado como grito de esperança. É o Centro de Cultura Mato-grossense – CCM, que está mostrando para Nova Mutum a importância de se valorizar as tradições de seu povo. Mais do que isso, o movimento busca a integração entre as diferentes culturas da região e a riqueza que é ser mato-grossense independente da origem.

“O Centro de Cultura Mato-grossense surgiu em Nova Mutum há cerca de 3 anos e o objetivo é valorizar e divulgar a riqueza cultural das pessoas que são naturais de Mato Grosso”, explica Elias de Oliveira, atual presidente do grupo. Mas os objetivos tendem a se ampliar. Segundo ele, está se trabalhando agora na criação de uma associação, através da qual vai se buscar espaço físico próprio e colocar em prática iniciativas de cunho social, atendendo crianças e abrindo espaço para comercialização de produtos típicos da terra.

Se for considerada a participação, logo tais planos devem sair do papel. Hoje cerca de 120 pessoas já freqüentam os encontros semanais. As reuniões são para os ensaios do grupo de danças e canto (siriri/cururu). Tais grupos já estão fazendo apresentações em eventos locais e atraem admiradores. Elias explica que a receptividade tem sido muito boa, tanto que famílias originárias de outros estados já participam do CCM. Um dos encontros mensais do grupo é para a ladainha – reza tradicional mato-grossense onde há repetição de palavras em latim.

A iniciativa tem o apoio do Departamento Municipal de Cultura, através do qual o grupo conseguiu confeccionar as roupas típicas e também comprar as violas de cocho e instrumentos que são utilizados nas apresentações. O resto vem de berço. As violas são manuseadas por um quarteto com muita experiência e às danças se aprendem desde criança. Elias explica que em regiões como Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, entre outras cidades de onde vêm os integrantes do grupo, a religiosidade é intensa e a devoção é mostrada também através de danças e cantos, razão pela qual todos conhecem.

No próximo sábado, dia 30, a partir das 19h, o CCM estará fazendo mais uma apresentação, será durante um evento que acontece no Centro Social e Cultural de Nova Mutum. Serão danças de quadrilha, siriri, cururu, além de comidas e bebidas típicas mato-grossenses, entre as quais a tradicional Maria Isabel com Farofa de Banana. Elias destaca que entre as características do povo mato-grossense estão à receptividade e a alegria e que todos estão convidados para conhecer um pouco mais o movimento.

Informações sobre o Centro de Cultura Mato-grossense – CCM de Nova Mutum podem ser obtidas diretamente com o presidente, Elias de Oliveira, pelo fone 65-9602-2272 ou então no Departamento Municipal de Cultura pelo fone 65-308-1212. O próximo ensaio do grupo acontece nesta quarta-feira, às 19h, no pavilhão ao lado do PSF do Bairro Colina II.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE