A capacidade de gerar cultura local se consolida a cada dia em Nova Mutum. A confirmação vem não só com o convite, mas também e, principalmente, pela classificação da Cia de Teatro "Os Intiquentos" – única representante de Mato Grosso no evento – para apresentar o espetáculo "A Mesa" no 11º Rosário em Cena, festival que acontece no mês de julho, em Rosário do Sul, Rio Grande do Sul. A disputa, de nível internacional, envolveu vários concorrentes de outros países, sobretudo, dos integrantes do Mercosul, o que comprova a qualidade da arte que se está fazendo aqui.
A apresentação dos mutuenses está prevista para quarta-feira, 7, concorrendo na categoria adulto, mas a participação ainda depende de recursos para custeio das despesas de deslocamento e estada na cidade gaúcha. De acordo com o assessor técnico de Cultura, Roberto de Oliveira, esta exibição se constitui de um momento ímpar para o município, sobretudo, porque aqui se está desenvolvendo a cultura a partir de iniciativas públicas. "Temos trabalhado arduamente no sentido não só de proporcionar espaços de acesso à cultura como foi o caso da inauguração do Cine-Teatro Municipal Ipê-Roxo, mas principalmente de incentivar a geração de cultura local", frisa.
Foi, portanto, em sintonia com essa proposta de gestão cultural que surgiu "Os Intiquentos" Cia de Teatro de Nova Mutum, criada pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em abril deste ano e que desde a inauguração do Cine-Teatro, em maio, vem encenando a peça "A Mesa" agora classificada para o festival internacional de teatro Rosário em Cena. "A Mesa" tem autoria de Alexandre Carrara, direção de Roberto de Oliveira, e elenco composto pelo próprio Carrara e pela atriz Daiane Avlis.
A presença de representantes de Nova Mutum em evento internacional vem no sentido de consolidar uma política pública de resultados que vem sendo implantada pela Administração Municipal no sentido de fortalecer o processo de desenvolvimento cultura da comunidade. "A participação de um grupo local em eventos como esse representa uma oportunidade de divulgação do compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento cultural, bem como a valorização dos nossos talentos", observa Roberto de Oliveira.
É importante lembrar, ainda, que a participação no festival, representa também, para a companhia mutuense, uma oportunidade de intercâmbio, de troca de experiência, de aprendizado e atualização no que se refere ao movimento do "Teatro Moderno", linguagem atual das produções cênicas. "Nosso elenco estará em contato com grupos teatrais e palestrantes de vários países da América do Sul, e isso significa uma troca enriquecedora para todos", conclui o assessor técnico de cultura.