A população cuiabana comemora hoje 291 anos de fundação da capital mato-grossense. Por isto, órgãos públicos e a grande maioria das empresas estarão fechados. A comemoração começou cedo, com duas missas de ação de graças nas paróquias Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Tem apresentação Charanga, queima de fogos, chá com bolo e declamação de poesia (Manoel Neto – Netinho).
Nesta manhã, a população cuiabana poderá acompanhar o desfile cívico militar, programado para esta manhã. Devido ao evento, a avenida Getúlio Vargas e as ruas Candido Mariano, Floriano Peixoto, São Sebastião, 24 de Outubro e Castelo Branco estarão interditadas a partir até às 12h. Aos motoristas, a opção de rota será a avenida Isaac Póvoas.
Cuiabá foi fundada em 8 de abril de 1719 pelos bandeirantes Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil, às margens do córrego da Prainha, devido a descoberta de ouro. Foi elevada a cidade em setembro de 1818, por meio de carta régia assinada por Dom João VI. Somente em agosto de 1835 se tornou capital. A economia de Cuiabá, hoje, está centralizada no comércio e na indústria.