No ano passado, a prefeitura desenvolveu uma série de ações na área cultural. As oficinas de cultura são um exemplo. Por meio delas foram realizadas atividades de inclusão social tendo como instrumento a cultura. 12 agentes trabalharam com cursos gratuitos para 670 alunos, entre crianças, jovens e adultos, nas matérias de canto, coral, teatro, teclado, violão, pintura, artesanato, flauta e percussão.
Foi realizando ainda a ampliação da Casa da Cultura, fundamental acervo histórico do município. Local onde existe um trabalho de registro, pesquisa, catalogação, recuperação e amostra de acervos de material histórico “Ali está registrado todo o nosso pioneirismo local e tudo que for relacionado à área cultural, um embrião que perpetua a história da cidade e de toda gente” declarou o coordenador de Cultura, Fernando Assunção.
A prefeitura também se empenhou para a implantação da lei municipal de incentivo a cultura. Essa ação foi possível graças a renuncia fiscal por parte do município, sendo casado a isso a organização do conselho municipal de cultura e a viabilização da resolução para ajudar a reger a nova lei.
Os grupos culturais de Sinop receberam apoio constante quanto ao deslocamento rodoviário para eventos em outras cidades de Mato Grosso e Centro-Oeste, trazendo importantes títulos como campeã nacional de fanfarra e na área teatral.
De acordo com Assunção, o carnaval movimenta agentes culturais em varias frentes blocos, atores, atrizes, músicos, cantores, dançarinos, agentes culturais, coreógrafos, bailarinos e decoradores. “Sem dúvida é uma verdadeira vitrine de talentos populares, sendo apresentada a toda população de Sinop e região” disse ele.
Durante o festival de praia, foi realizado o maior palco cultural do ano, onde todos os segmentos artísticos são apresentados. Foram cerca de 128 apresentações que movimentaram e evidenciaram a cultura local e popular. Sem falar nas comemorações do aniversário da cidade, natal e ano novo.
Foi também em 2006 que se formalizou a parceria para concretizar o núcleo da orquestra de cordas de Sinop, primeiro passo para a orquestra municipal de Sinop.
“Vale ressaltar que todos os eventos foram proporcionados de maneira a retornar ao contribuinte, serviços na área de cultura e entretenimento, com qualidade e responsabilidade” finalizou Assunção.
Para este ano os trabalhos prosseguem e uma série de projetos como a descentralização das oficinas culturais e o mercadão das artes estão sendo desenvolvidos para continuar estreitando os laços entre comunidade e cultura.