A ‘Orquestra de Câmara do Mato Grosso’, fará, segunda-feira, uma apresentação especial em Nova Mutum. O concerto ao ar livre será em frente à prefeitura. Com um repertório especial de fácil assimilação, o objetivo é apresentar a Orquestra do Estado e a riqueza da música instrumental para um público ainda não habituado a ouvi-la. Criada em maio de 2005, a orquestra já fez mais de vinte concertos.
Esta série tem o objetivo de descentralizar o acesso aos bens culturais proporcionando uma opção de lazer e cultura para a população. O repertório é dirigido pelo maestro Leandro Carvalho, que prioriza músicas regionais. Este ano, mais de 100 concertos serão feitos pelo grupo. No repertório, há homenagens à música sul-americana, em composições do argentino Astor Piazolla e de José Asunción Flores, o autor do clássico “Índia”. Os compositores Pedro Elías Gutiérrez e Guerra Peixe também integram a apresentação, além dos mato-grossenses Tote Garcia e José Agnello Ribeiro.
As apresentações da Orquestra de Câmara estão dividas em “concertos oficiais”, “concertos didáticos”, “concertos populares” e “concertos especiais”. A temporada 2007 ainda traz uma nova série de “recitais”, onde os músicos integrantes do grupo fazem apresentações solo, acompanhados por duos, trios ou quartetos.