Termina amanhã, em Nova Mutum, a programação da Semana Farroupilha, que começou na quarta-feira, com uma cavalgada no centro da cidade. Amanhã~, no CTG Porteira da Amazônia, as atividades começam com a Missa Crioula às 9h00 da manhã.
No mesmo local será servido um costelão ao meio dia e a tarde acontece matinê. Em paralelo a programação do CTG, atividades também estão sendo desenvolvidas no acampamento crioulo, que está localizado ao lado da prefeitura municipal.
As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-ro-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.