O ator Gianfrancesco Guarnieri, 71, morreu de insuficiência renal, no final da tarde deste sábado, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 2 de junho, e desde quinta -feira, dia 20, estava sedado. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, o ator morreu às 16h30 em função de complicações geradas por uma insuficiência renal crônica. Ele estava sob os cuidados do médico Paulo César Ayrosa Galvão.
O ator nasceu em Milão em 6 de agosto de 1934. Filho do maestro Edoardo e da harpista Elsa de Guarnieri, migrou com sua família para o Brasil em 1937. Em 1954, depois de ter se mudado do Rio para São Paulo, Gianfrancesco Guarnieri escreve a peça Eles não usam Black-tie e muda os rumos da dramaturgia brasileira ao levar para os palcos as relações trabalhistas a partir de uma greve de operários.
Ele escreveu mais de 20 peças, sem contar episódios para casos especiais ou seriados. Com a herança musical, Guarnieri fez parceria com importantes compositores como Marta Saré, com Edu Lobo – músicas como Upa, Neguinho – ou Castro Alves Pede Passagem, com Toquinho.
Prestígio na TV
O ator Gianfrancesco Guarnieri teve uma carreira extensa na TV. Sua última participação em novelas foi em Belíssima, exibida recentemente pela TV Globo, onde interpretou o personagem Pepe.
Gianfrancesco deixou as gravações da trama por conta de uma crise renal. Ele então foi internado no hospital Sírio-libanês, na capital paulista. No último capítulo de Belíssima, o autor Sílvio de Abreu prestou uma homenagem ao ator na voz do personagem Murat (Lima Duarte).
Antes de Belíssima, Gianfrancesco Guarnieri participou de Metamorphoses (2004), da Rede Record, Esperança (2002), da TV Globo, e Vidas Cruzadas (2000), da Rede Record.
Entre seus papéis de destaque na TV estão o Tonho da Lua, da novela Mulheres de Areia, o Jejê, da novela Cambalacho e o pai da personagem de Ana Paula Arósio em Terra Nostra.
O ator deixa os cinco filhos: Flávio Eduardo e Paulo ¿também atores-, filhos de seu primeiro casamento em 1958 com a jornalista Cecília Thompson, e Cláudio, Fernando e Mariana, filhos de seu segundo casamento, em 1965 com Vanya Sant¿Ana. Guarnieri tinha sete netos.