Começa nesta quinta-feira a 1ª Bienal de Cultura, Arte, Ciência e Tecnologia em Sinop, que reunirá artistas de todo o estado. Durante quatro dias, serão apresentados mais de 230 trabalhos artísticos e culturais, que deve reunir mais de dois mil visitantes.
O evento será na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), com apresentações culturais e debate sobre “Cultura e Reforma Universitária”, com a participação do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, e o coordenador de cultura do município, Fernando Assunção.
Na sexta-feira iniciam os mini-cursos de artes cênicas, vídeo, musica, dança, artes plásticas, criação publicitária, elaboração projetos culturais, reciclagem do papel e religião e história, que serão realizados na Unemat, pela manhã e à tarde.
Uma ‘culturata’ também deve agitar os participantes no período da tarde, a partir das 16 horas. Os artistas e visitantes percorrerão toda a avenida Julio Campos, levando seus trabalhos e convidando a sociedade para participar da Bienal e discutir as questões culturais regionais.
No período da noite continuam os debates e apresentações culturais. Grupos de danças de Cuiabá devem animar a noite dançando ‘siriri’ e ‘cururu’. No sábado e no domingo continuam as atividades com mini-cursos e apresentações culturais.
Os visitantes podem fazer as inscrições no campus da universidade e custam R$ 10. Para os visitantes de outras cidades, as inscrições custam R$ 35 com direito à alojamento e alimentação. Caravanas de Cuiabá, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Tangará, já confirmaram presença.