PUBLICIDADE

Mar de lama

PUBLICIDADE

O que aconteceu com a represa da mineradora Samarco é um símbolo deste pobre país rico. A lama nacional foi tanta que a represa não segurou e inundou o país, levando tudo de roldão. Uma lama que não é apenas suspeita infundada; já é confirmada pela Justiça. O líder do governo no Senado está preso; a Procuradoria pediu ao Supremo para investigar o presidente do Senado e um ex-presidente do Senado, Jáder Barbalho. Isso sem falar em ex-presidente da República, que hoje é Senador, Fernando Collor e no atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Um ex-presidente da Câmara já está condenado, João Paulo Cunha, assim como os ex presidente, tesoureiro e secretário do partido no governo, o PT. Um novo tesoureiro do PT está preso. Diretores e gerentes da maior estatal do país estão presos. Filhos do ex-presidente Lula estão sob investigação; o melhor amigo financeiro do ex-presidente, Bumlai, está preso. Pelo menos a Justiça dá alguma esperança de que, parafraseando o episódio clássico, ainda há juízes no Brasil.

As consequências, no entanto, são terríveis. A inflação já entrou na casa da dezena; o endividamento dos governos é tamanho que vamos pagar de juros da dívida pública 530 bilhões de reais neste ano, o equivalente a 21 vezes o que foi gasto para fazer a Copa do ano passado. Nosso PIB se encolhe e nossa importância no mundo também. O governo não tem dinheiro para pagar as contas. E o Congresso está paralisado de medo depois que prenderam o líder do governo, senador em pleno exercício do mandato. A lama represada inunda o país e a única saída é limpar a sujeira e construir de novo o que foi destruído. Parece um destino de justiça para um país que ganhou tanto da natureza e não soube viver sob ordem e progresso.

 Começar de novo? O Senador Ronaldo Caiado propõe que todos os deputados, senadores e a presidente da república renunciem, para que se façam novas eleições. Não será solução se os partidos continuarem a apresentar aos eleitores candidatos que só nos dão a alternativa de votar no menos pior. Além disso, o governo não tem dinheiro nem para sustentar eleições. Mas não culpemos só os políticos e seus partidos. Somos todos responsáveis. Agora mesmo o Datafolha fez pesquisa e apareceu como o melhor presidente que o Brasil já teve: Lula, com 39% das citações. 

A ignorância e a alienação levarão sempre à vitória os demagogos, populistas, mentirosos. Portanto, a culpa não é dos chineses, dos argentinos ou dos marcianos. É nossa. A salvação está na educação. Só que os políticos têm medo da educação e do ensino, porque a educação liberta. E não se faz educação sem antes fazer bons professores. Aliás, educação começa em casa. E não se formam cidadãos sem que os pais sejam bons cidadãos, exemplares. E todos nós sabemos que neste país corrupção e ilegalidades não são exclusividade dos políticos. Agora temos um surto de microcefalia. Nascem crianças com o cérebro diminuído. Outro símbolo deste nosso pobre rico país

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Os sons da praça

Nesses agitados dias, a Praça dos Três Poderes foi...

História e farsa

A História do Brasil se encaixa bem no pensamento...

País de surpresas

No Brasil os acontecimentos conseguem andar mais rápido que...

Na nossa cara

Quem chegou ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos na...
PUBLICIDADE