PUBLICIDADE

Cidadão Tutelado

PUBLICIDADE
Alexandre Garcia

O artigo 144 da Constituição estabelece que segurança pública, sendo dever do estado, é direito e responsabilidade de todos. Por sua vez, o artigo 196 diz que  “saúde é direito de todos e dever do estado”. Ou seja, a Constituição nos dá responsabilidade pela segurança, mas não pela saúde. Na segurança, somos agentes e pacientes; na saúde, apenas tutelados pelo estado. Delfim Netto, no curso da Constituinte, me disse, ironizando, que quando tivesse diarréia, iria responsabilizar o estado. É o que se está vendo nessa pandemia.

Para garantir nossa segurança, de nossa família e de nossa propriedade, usamos tranca, cadeado, alarme, câmera, armas de defesa – o estado não está sozinho no seu dever. Mas para garantir nossa saúde, a Lei Maior deixa o estado como único responsável. Não será essa a explicação para as aglomerações em festas, bares, praias, eventos? Fica o estado responsável único pela prevenção e tratamento da Covid, pois assim diz a Constituição.

Boa saúde significa resistir a doenças com alimentação saudável, preparo físico, exposição ao sol e ar puro, higiene corporal, cabeça boa – é a nossa parte. O estado não consegue tudo sozinho. Agora mesmo, tive um caso que deve explicar por que tanta gente é hospitalizada e vai para a UTI. Uma auxiliar minha, trabalhando à distância, levou cinco dias para procurar o posto de saúde, com todos os sintomas de covid. O médico fez o teste e a mandou para casa, esperar o resultado. Nesse quinto dia, ao sabermos, providenciamos na medicação conhecida. Ao terceiro dia de tratamento ela já estava quase sem sintomas e recuperando o olfato e gosto. E  só sete dias depois do teste é que saiu o resultado. Positivo.

Dependendo só do estado, ela esperaria 12 dias, talvez com o pulmão já inflamado e em risco de vida. Fico imaginando quantos milhares de casos que se agravaram  têm esse histórico. Quantos milhares são mandados para casa, já na fase 2, por falta de leito, sem a necessária medicação oral de corticóide e antibiótico, para cuidar dos pulmões. O triste é que boa parte da população não tem meios de libertar sua saúde quando a tutela falha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

País de surpresas

No Brasil os acontecimentos conseguem andar mais rápido que...

Na nossa cara

Quem chegou ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos na...

Segurança federal ?

O Presidente Lula talvez tenha querido desviar as atenções...

Lições municipais

Consolidou-se no segundo turno a força do centro-direita que...
PUBLICIDADE