PUBLICIDADE

Aécio ganhou

PUBLICIDADE

Conta a revista Isto É desta semana que Lula, lamentando a situação do governo Dilma e do PT, teria avaliado que seria melhor que Aécio tivesse ganhado a eleição. Se assim fosse, Lula e o PT estariam comodamente na oposição, alegando que o desajuste na economia brasileira havia sido provocado pelo novo governo. O desemprego e a inflação crescente seriam responsabilidade de Aécio e dos tucanos; o PIB cadente e os juros crescentes seriam por causa do novo governo. E mais, todas as descobertas da Operação Lava-Jato seriam obra de ficção da Polícia Federal e dos procuradores da República a serviço do governo tucano. 

Como seria impossível atribuir os males do Brasil ao governo FHC que acabou há mais de 12 anos, o governo Aécio, mais atual, cairia do céu para a sobrevivência do PT. Lula convenceria o mesmo público que reelegeu Dilma de que a violação da Lei de Responsabilidade Fiscal, as propinas por conta da Petrobras e, principalmente o desemprego crescente e a queda da renda, o endividamento com juros altos, são obra do governo Aécio. Somente um governo totalmente despreparado e alheio  às leis e à ética, cometeria tantos desatinos – alegaria a oposição petista. Com isso, o PT não correria o risco de estar no volume morto, como diagnosticou Lula.

Aécio no governo talvez estivesse agora em Washington, como Dilma. Essa seria mais uma razão para a oposição petista desancar o entreguismo tucano, que derruba por terra a reação corajosa de Dilma, ao cancelar a viagem de 2013 em represália à revelação de espionagem americana no Brasil. E se o presidente Aécio tratasse de livre comércio nas Américas, como a delegação de Dilma está tratando, certamente teria Lula a criticar o afrouxamento da posição brasileira expressa no governo dele contra a ALCA, afinado com as posições de Chavez. Se o presidente Aécio prometesse a Obama que o Brasil vai parar de desmatar a Amazônia, como garantiu agora Dilma, o PT falaria em subserviência. E criticaria ainda mais o Ministro da Fazenda Joaquim Levy, do governo Aécio.

Seria uma delícia para o PT estar agora na oposição, voltando à sua vocação primeira. Depois de 12 anos no poder, o partido, conforme diagnosticou Lula, está velho, só quer cargos, perdeu a utopia, só quer salvar a pele. Como Lula sabe que a oposição está vaga no Brasil – ou não diria, sabiamente, que “estamos perdendo para nós mesmos” -, a sobrevivência dele, do partido e da presidente que criou, poderia estar assegurada se Aécio tivesse ganhado a eleição. Mas a realidade é outra. O ônus ficou com quem criou os problemas. E Aécio ganhou, perdendo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

História e farsa

A História do Brasil se encaixa bem no pensamento...

País de surpresas

No Brasil os acontecimentos conseguem andar mais rápido que...

Na nossa cara

Quem chegou ao Brasil pelo aeroporto de Guarulhos na...

Segurança federal ?

O Presidente Lula talvez tenha querido desviar as atenções...
PUBLICIDADE