PUBLICIDADE

Vazio sanitário contra ferrugem da soja começa este mês em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O mês de junho (a partir do dia 15) marca o início do chamado “vazio sanitário” para cinco estados brasileiros: Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. De acordo com a Embrapa, esses estados só poderão plantar a nova safra de soja a partir do próximo dia 15 de setembro.

De acordo com o portal Agrolink, a medida determina a proibição da semeadura ou a preservação de plantas vivas de soja por períodos que variam de 60 a até 90 dias. O objetivo é atrasar a chegada da ferrugem asiática por reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi durante a entressafra, eliminando hospedeiros e assim quebrando o ciclo de vida da praga.

Segundo a Embrapa, a redução do número de aplicações de fungicidas reduz a pressão de seleção sobre a população do fungo – que já está menos sensível a produtos inibidores da desmetilação (IDM ou “triazóis”) e aos inibidores de quinona externa (IQo ou “estrobilurinas”). Como os inibidores da succinato desidrogenase (ISDH ou “carboxamidas”) ainda mantêm eficiência, a redução da pressão de seleção visa atrasar o aparecimento de populações menos sensíveis a esse modo de ação.

Ao todo, nada menos que onze unidades da federação adotam o vazio sanitário. Em julho será a vez de Tocantins, Pará, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Enquanto em agosto inicia esse período nos estados do Maranhão e Bahia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE