O governador Pedro Taques (PSDB), ao lado de secretários estaduais, participou, ontem, do encerramento da Farm Show, feira agropecuária que foi realizada, esta semana no parque de exposições em Primavera do Leste (234 quilômetros de Cuiabá). Durante o evento, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, assinou um termo de compromisso para pavimentação de trechos das rodovias MT-130, MT-448 e MT-336.
“Em uma das primeiras reuniões quando assumimos, os produtores rurais cobravam a melhoria da MT-130. Cabe ao governador resolver problemas e não dar desculpa. E nós trabalhamos para isso. A situação da rodovia é outra, muito melhor do que a realidade que encontramos”, afirmou o governador.
Marcelo Duarte também falou sobre a licitação da pavimentação da MT-130, no trecho depois de Paranatinga, até o Distrito de Sete Placas, que deve ser concluída este ano e que a obra deve ser iniciada. “Vamos tirar do papel uma importante obra que irá ajudar a escoar a produção desta importante região”.
Farm Show – Ao longo de quatro dias, agricultores e pecuaristas da região Sul de Mato Grosso frequentaram o evento, em busca de oportunidades de negócios, campo de pesquisa e novidades sobre a agricultura familiar. A estimativa parcial é de que 50 mil pessoas tenham passado pelo local. Já o volume de negócios deve ultrapassar os R$ 3 bilhões, de acordo com a organização da feira.
A vitrine tecnológica, com um campo de pesquisa de 60 canteiros experimentais, foi o principal atrativo da Farm, que abrangeu todas as indústrias de produtos químicos e de adubação, de macro e micro, radicular e folhar e novas variedades de todos os cultivares da região. A feira expôs também máquinas leves e pesadas de última geração, veículos e caminhões, equipamentos de irrigação, além de um pavilhão comercial para empresas de todos os segmentos.
A importância dos produtores para a economia brasileira foi destacada por Taques. “Em Primavera, temos um exemplo de desenvolvimento com sustentabilidade, e assim tem sido em todas as regiões mato-grossenses. Nós reconhecemos as necessidades do setor, como no caso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do boi em pé, que tínhamos proposto elevar a alíquota de 7% para 12%, mas conversamos com os produtores e entendemos a importância da manutenção da alíquota nesse momento de crise”, explicou Pedro Taques.
Ele ponderou, porém, que é preciso chegar a um consenso futuro acerca do assunto. “Se aumentamos a alíquota, temos a possibilidade de abrir mais frigoríficos no estado. Hoje, temos 42 plantas em Mato Grosso, e destes 20 estão fechados, o que faz com que tenhamos de tomar medidas não só tributárias, mas também extrafiscais, como esta da majoração da alíquota”.
Blairo Maggi, por outro lado, aproveitou o evento para afirmar que nenhum país produz tanto utilizando apenas 8% do território, como o Brasil. Também ressaltou que a qualidade dos produtos brasileiros nunca foi questionada e, que com a Operação Carne Fraca, o assunto veio à tona. “É preciso deixar claro que o nosso sistema de certificação é rigoroso e totalmente respeitado nacional e internacionalmente. Já estamos retomando o mercado externo e vamos trabalhar intensamente até conseguir reconquistar completamente a confiança na nossa carne”, frisou.
À frente da realização da terceira edição da Farm, o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, frisou o crescimento e profissionalização da feira, desde a primeira edição, que reuniu 15 mil pessoas. “O agro está presente nas nossas vidas, todos os dias, nos alimentos que comemos, nas roupas que utilizamos, enfim, é um setor extremamente importante, e com o apoio que temos recebido do Governo do Estado, pretendemos impulsionar cada vez mais os produtores e este evento”.