PUBLICIDADE

Taques e investidores se reúnem para discutir produção sustentável

PUBLICIDADE

|2348|

O governador Pedro Taques se reunirá, nesta terça-feira, com potenciais investidores do programa de desenvolvimento sustentável do Estado para dar continuidade à agenda da Estratégia PCI – Produzir, Conservar e Incluir. O programa é um compromisso de Mato Grosso firmado durante o Acordo Global do Clima (COP21), que visa alcançar uma série de metas para aliar a produção à conservação e a inclusão do pequeno produtor em um novo modelo de desenvolvimento econômico. O encontro ocorrerá às 14h, no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

“Nosso objetivo é divulgar as oportunidades geradas pelo programa e promover um importante diálogo para maior participação de investidores”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Vinicius Saragiotto, que integra o grupo de autoridades, composto também por representantes do governo da Noruega e da Embaixada do país no Brasil, do Fundo de Clima Althelia, do Fundo Amazônia/BNDES, do Tropical Forest Alliance (TFA), da Carbon Trust, da Fundação Amaggi, ONGs, entre outros.

Entre os objetivos do encontro também está a apresentação dos resultados do mapeamento de investimentos no Estado e do plano de ação do programa. Essa não é a primeira vez que entidades internacionais, nacionais e locais buscam o governo interessadas em contribuir com a Estratégia PCI.

Em junho do ano passado, o governador e a equipe de secretários se reuniram com representantes do mercado internacional e, na ocasião, Taques e o diretor de Programas da Sustainable Trade Initiative (IDH), Ted van der Put, assinaram um protocolo de intenções para que o Estado e o Trade cooperem no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. A IDH é uma rede formada por mais de 500 empresas internacionais dispostas a investir em planos responsáveis de produção e conservação.

Também no mesmo ano, Mato Grosso foi o primeiro estado subnacional a ser convidado para ser membro do TFA, uma parceria público-privada fundada pelo governo norte-americano (EUA) e pelo The Consumer Goods Forum, para reduzir o desmatamento associado ao fornecimento de commodities como soja, carne bovina e papel.

No dia seguinte (25), será realizada a primeira reunião do Comitê Estadual Executivo da Estratégia PCI e, na oportunidade, estarão reunidos mais de 30 membros do programa, entre integrantes da iniciativa privada, do terceiro setor, das entidades representativas de classe e do governo.

A Estratégia PCI tem como objetivo acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na 21ª Conferência Global do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, em 2015. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020. O Estado também se comprometeu em realizar ações para conter o aquecimento global.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE