O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou nesta segunda-feira seu novo boletim de acompanhamento de safras e aumentou em 1% o índice de lavouras de soja nos EUA em boas ou excelentes condições, para 61%. No último boletim o número estava em 60%.
O número ficou em linha com o esperado pelos participantes do mercado. De acordo com as agências internacionais, a expectativa era de uma melhora entre 1% a 2%. No mesmo período do ano anterior, o percentual era de 73%.
O órgão ainda manteve em 28% o índice de lavouras em condições regulares. Já o percentual de lavouras de soja em condições ruins ou muito ruins recuou de 12% para 11%. Em torno de 93% das plantações estão em formação de vagens. Na semana passada, o número era de 87%.
No caso do milho, os números vieram em linha com o último boletim. Cerca de 62% das plantações estão em boas ou excelentes condições, 26% em condições regulares e 12% em condições ruins ou muito ruins.
O índice de lavouras em boas ou excelentes condições ficou abaixo do esperado pelo mercado. A projeção era que houvesse uma melhora no número, assim como no caso da soja. Cerca de 86% das lavouras estão em formação de grãos e 6% em maturação.