Depois das perdas recentes, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) voltaram a trabalhar com ligeiras altas na manhã desta terça-feira. As principais posições da commodity testavam ganhos entre 3,00 e 3,25 pontos, por volta das 7h53 (horário de Brasília). O vencimento novembro/17 era cotado a US$ 9,70 por bushel, enquanto o janeiro/18 operava a US$ 9,80 por bushel.
Ainda conforme as agências internacionais, o mercado da oleaginosa ainda trabalha de maneira técnica diante dos fundamentos já conhecidos. De um lado, a colheita norte-americana permanece no radar dos investidores. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza as informações no final da tarde de hoje, após o feriado do Dia do Colombo, comemorado nesta segunda-feira nos EUA.
Além disso, o comportamento das chuvas no Brasil também é uma das variáveis observadas pelos investidores nesse momento. Na faixa central do país as precipitações continuam irregulares.
Outro fator que também deve influenciar o andamento dos negócios essa semana é o novo boletim de oferta e demanda do USDA, que será divulgado na quinta-feira. “Os investidores estão relutantes em assumir grandes novas posições antes do relatório do USDA. Os analistas entrevistados pela Reuters esperam que o governo aumente suas estimativas sobre os rendimentos das lavouras”, informou a Reuters internacional.