As cotações futuras da soja negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) iniciaram o pregão desta terça-feira com ligeiras altas. As principais posições da commodity exibiam ganhos entre 3,25 e 4 pontos, por volta das 8h21 (horário de Brasília). O contrato maio/18 era cotado a US$ 10,51 por bushel, enquanto o julho/18 operava a US$ 10,61 por bushel.
O mercado trabalha em compasso de espera para o novo boletim de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O relatório será reportado nesta terça-feira.
O planejamento da nova safra dos Estados Unidos permanece no radar dos investidores. Inclusive, já há especulações no mercado sobre o comportamento do clima no Meio-Oeste americano no plantio dos grãos. Por enquanto, as previsões climáticas têm indicado clima mais frio e poucas chuvas.
Paralelamente, outro fator que segue no radar dos participantes do mercado é a guerra comercial entre EUA e China. As preocupações dos investidores é a possibilidade de uma redução na demanda pelo produto americano devido à disputa entre as duas potências.