PUBLICIDADE

Sistemas integrados atraem interesse de produtores

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, produtores da região de Bauru, interior de São Paulo, visitaram a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), para conhecer os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Os produtores têm interesse em implantar sistemas integrados em suas propriedades e buscam informações técnicas para ver a viabilidade da integração.   

O pesquisador Luiz Adriano Cordeiro e o analista Hélio Omote, do setor de Transferência de Tecnologia, apresentaram as características dos sistemas e seus benefícios. Cordeiro destacou a vantagem do ILP ou ILPF para diversificar a renda do pecuarista e diminuir os riscos da monocultura.

João Gabriel Brasil, que tem uma propriedade de 120 hectares, planeja investir na área em 2018 e pensa na integração da pecuária com grãos. Atualmente, 60 hectares estão arrendados para plantação de cana-de-açúcar, 56 hectares são usados para pecuária de corte e quatro para cultivo de palmito.

Já o empresário Roberto Abramides quer iniciar na atividade agropecuária e tem buscado informações para implantação do sistema mais viável. O ILPF chamou sua atenção, por isso procurou a Embrapa para ampliar seus conhecimentos a respeito do assunto.

Integração

Vários modelos de integração são utilizados no país. O arranjo depende do foco do produtor e da área que ele pretende diversificar. Não existe um modelo único que funcione em todas as situações. Por isso, é importante que o produtor conheça as possibilidades e que busque a melhor alternativa para sua realidade.

O ILPF é um dos mais complexos porque envolve a produção de grãos, de fibras, de madeira, de energia, de leite ou de carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação ou sucessão.

O sistema funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) associadas a espécies forrageiras (Brachiaria ou Panicum). Além disso, árvores são incorporadas.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE